sábado, 23 de maio de 2009

Morte em vida




Por Raquel de Ávila

Mais um dia comum, luto com a mesmice e bato em mim.
Sangro e amoleço meu corpo.
Oro, cheiro, crio, sorrio e choro.

Mais um dia...

Lugar impessoal, sem viço e sem magia.
Falas que entram por ouvidos vazios,
Que não ressoam e nem silenciam.

Mais um...

Dia que passa despercebido, sem luz e sem sombra.
Sem graça e sem poesia.
Sem mãos que acariciam e sem voz.

Mais...
Um dia comum que brinca sem pedir licença,
Que ignora a presença do nada.
O nada que traduz à vida a sua essência.

Mais um dia comum...

Reflexo de vida não vivida,
De calor não sentido, de frio consumido e,
De promessa não cumprida.

Mais um dia...

De um corpo que não sabe o caminho,
Que não se mostra no espelho,
Que conversa sozinho.

Mais um...

Sussurrar de pés que rastejam e que formam pegadas inexatas,
Labirintos sem saídas,
Gritos perturbados e cenas inacabadas.

Mais...

Um dia comum...

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Sonhos e pecados

Roberto de Carvalho Rocha
21 Mai 2009 - 01h51min

Os dois amigos se encontraram no restaurante no fim de semana para o costumeiro jantar. Psiquiatra um, sacerdote o outro. O psiquiatra foi logo falando. “Sabe que nós somos colegas de profissão? Hoje foi que percebi. Só que eu chamo meus clientes de pacientes e você chama os seus de penitentes. Ambos escutamos os mesmos acontecimentos. Só que eu os chamo de traumas. Você é mais cruel. Chama-os de pecado”.

O sacerdote bebeu um pouco de refrigerante e sorriu. “Só que você fica envenenado com as confissões que você escuta e eu fico é feliz.”

O psiquiatra sorveu um gole de uísque e se queixou. “Hoje realmente estou envenenado. Mulheres passaram para mim sua angustia de se sentirem envelhecendo sem mais o amor do marido, sem filhos, porque fizeram muitos abortos. Vivem somente para cada dia contarem mais rugas, cada dia sentirem mais dores, cada noite mergulharem na solidão e angustia. Não há mais motivo para sorriso. Nunca irão explodir numa gargalhada, quando um neto pequeno no seu colo perguntar com toda seriedade: “Vovó, por que as pessoas chamam gato de gato?”

O psiquiatra pegou o padre pela mão. “Você é feliz, padre! Para você elas contam somente os pecados. Você as absolve, coloca-as novamente em contato com Deus, que é amor, e elas saem felizes. Você não tem de escutar os sonhos! Estes são o perigo, os que mais doem. Minha última cliente contou-me seu sonho: Na rampa de lixo os cachorros lutavam pelos sacos de plástico com sangue, que acabavam de chegar. Nos sacos, o nome do hospital onde ela fizera o seu último aborto. Um saco rasgou-se e caiu uma cabecinha. Com os dentes o cachorro pegou-a pela orelha e saiu correndo pela escuridão. Podia ter sido meu filho, doutor!”

Roberto de Carvalho Rocha - Diretor da Faculdade Christus.

Meu sonho é...

O meu sonho é ter um espaço (uma loja ou sala de mais ou menos uns 200 metros quadrados), equipado com telão, data show, cadeiras, sistema de som e todo conforto onde eu pudesse ministrar minhas palestras e aulas.

Este meu sonho deve custar uns 100 a 120 mil reais aqui na região onde moro. Não é tão difícil assim de realizar né? E o seu sonho, qual é? Quanto custa? Quer me contar?